GPJ UDE Partenon trata do tema Suicídio no Trocando Ideias

No dia 21 de janeiro, na FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO RIO GRANDE DO SUL os jovens do GRUPO DE PROGRAMAÇÕES JUVENIS PARTENON promoveram importantes reflexões sobre o suicídio na adolescência e a valorização da vida, no espaço TROCANDO IDEIAS 2014.

DSCN2227

Inicialmente foram apresentados dados atuais da Organização Mundial de Saúde sobre o suicídio e o que doutrina espírita esclarece sobre o assunto.

???????????????????????????????

Usando a técnica de Teatro do Oprimido foram dramatizadas três situações envolvendo tentativas de suicídio na adolescência: uma por desilusão amorosa, outra por bullying na escola e a terceira por conflitos familiares.

Suspensas as cenas, os participantes puderam analisar as situações e escolher consensualmente uma forma de finalizar as situações, assumindo os papéis e encenando os momentos finais de cada drama.

???????????????????????????????

Nas reflexões finais sobre as situações dramatizadas os participantes (jovens, evangelizadores e familiares) destacaram a importância do conhecimento espírita sobre a vida além da morte e sobre as consequências espirituais do suicídio na prevenção do mesmo. Mas acima de tudo, foi destacada a importância da expressão do amor, da atenção e em especial o papel da família para que o jovem se sinta amado e fortalecido. “Que não basta só o saber, é necessário sentir.”

Os jovens concluíram que é necessário divulgar mais os conhecimentos espíritas sobre o suicídio e sempre que possível tentar intervir nas situações em que perceberem alguém em risco, conversando de preferência pessoalmente e também por telefone e redes sociais.

Algumas das referências utilizadas na atividade:

●     O Livro dos Espíritos, 4ª parte, capítulo 1, item VI;

●     O Evangelho Segundo o Espiritismo: capítulo V Bem-aventurados os aflitos, item14 O Suicídio e a loucura;

●     Nosso Lar, capítulo VI- o Suicida;

●     Opúsculo Em favor da vida- Suicídio Não!- FEB

●     Memórias de um Suicida – pelo Espírito Camilo Cândido Botelho
Ivonne A. Pereira

●     Temas da vida e da morte; Divaldo Pereira Franco, espírito Manoel Philomeno de Miranda;

●     Prevenção do suicídio: Um recurso para conselheiros – Departamento de Saúde Mental e de Abuso de Substâncias. Gestão de Perturbações Mentais e de Doenças do Sistema Nervoso – Organização Mundial de Saúde — OMS Genebra -2006

●     Leis De Amor- Emmanuel- Cap. IV, Divórcio, suicídio e aborto.

 Sites:

MAIS FOTOS

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios