UDE Tristeza apresentou o tema Aborto no Trocando Ideias

O tema do Aborto foi desenvolvido no dia 11 de fevereiro de 2014 pelo GPJ UDE TRISTEZA no TROCANDO IDEIAS 2014, de forma criativa e sensibilizadora através de dramatização sobre os sentimentos e expectativa dos envolvidos, tanto da abortante quanto do abortado.

Após a dramatização os participantes foram divididos em dois grupos simulando um júri, onde um grupo foi desafiado a apresentar argumentos em defesa da abortante e o outro teve de apresentar argumentos contrários ao aborto. O  Júri simulado permitiu momentos de troca de ideias entre os dois grupos, visando enriquecer os conhecimentos dos participantes através de debate sadio e ordenado da questão proposta. Foi também uma forma de preparar os participantes para o diálogo fraterno e respeitoso com pessoas que não partilham do ponto de vista da Doutrina Espírita sobre o aborto. Além disso, se concluiu que mesmo sendo contrários ao aborto não devemos o julgar nem condenar quem o praticou, e sim auxiliar no sentido de prevenir outros equívocos, amparando e auxiliando a todos.

Finalizando a atividade foi exposto o posicionamento da Doutrina Espírita em   relação ao aborto, baseado nas Obras Básicas e nos livros Vida e Sexo (Emmanuel), Sexo e Evolução ( Walter Barcelos),  Missionários da Luz ( André Luiz) e Transição Planetária (Manoel Philomeno de Miranda) , entre outras.